Povoarti

Na realidade PovoArti é uma história imaginária e colectiva construída em actividades reais como as d'O Jogo Aberto e derivadas.
Por isso PovoArti é uma lenda viva.
Um povo que vive lá para os lados do nosso imaginário.
É uma metáfora do nosso lado mais criativo.
É um povo que perdido (ou talvez por estar entretido com a sua imaginação) da civilização se encontrou algures entre o imaginário e a criatividade.
Um Povo que inventa jogos e joga para apre(e)nder o mundo que o rodeia.
Nascemos todos descendentes deste povo visto que temos capacidade para inventar e até nos apercebermos disso mesmo.

Onde existe?
Em cada um de nós, ora mais acordado ora mais adormecido.

flickr:2969782638

Glossário do PovoArti

A Lenda

Um povo existiu que, por permanecer longo tempo sem contacto com o resto do mundo humano, desenvolveu formas alternativas de cultura e, de geração em geração, uma forma peculiar de cantar em grupo que ousa provocar a nossa imaginação.
Esse povo, pensa-se, terá sido formado por simples gentes vindas de várias partes do mundo, perdidas no tempo e no espaço e que cantando se foram encontrando e por ai se fixaram em pequenas comunidades perto umas das outras.

Pelo solstício de verão todos se juntavam num lugar central para fazer a Grande Troca, que, segundo diz a lenda foi onde se encontraram cantando, os primeiros ocupantes desta região. Como povo experimentador e dado à mudança, aí mercavam, trocando todo tipo de produtos e experiências festivas. E onde tinham grande importância os fazedores das vozes vulgares, personagens simples que curavam as suas gentes cantando em bizarros sistemas de comunicação metafórica, ensaiando constantemente novas estratégias de adaptação.

Real

Entre a lenda e o real

Ver a página O que é o PovoArti?

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License